segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Introdução à Infertilidade

Faremos uma breve introdução ao conceito de infertilidade e também referência aos fatores que pode evidenciar indícios de infertilidade.
 
A infertilidade é o resultado de um funcionamento deficiente dos órgãos reprodutores dos gâmetas. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem a utilização de métodos contracetivos. Esta definição só é válida para o casal com vida sexual de 3 a 5 vezes por semana, em que a mulher tem menos de 35 anos de idade, e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa de infertilidade que os atinja. Também se considera infértil o casal que apresenta sistemáticos abortos.
 
Cerca de 10% a 15% dos casais apresentam problemas de fertilidade cujas as causas são múltiplas, podendo ser masculinas, femininas, ou mistas.
 
Fatores que ao não se verificarem pode ser indicio de infertilidade:
  • Produção e libertação de espermatozoides viáveis e em número suficiente;
  • Produção e libertação de oócitos II viáveis;
  • Capacidade dos espermatozoides fecundarem os oócitos II;
  • Existência de ovidutos onde possa ocorrer a fecundação;
  • Existência de um endométrio normal onde possa ocorrer a nidação.


 Bibliografia:
http://www.apfertilidade.org/web/o-que-e-a-infertilidade
Silva, Santos, Mesquita, Baldaia e Félix, 2012, Terra, Universo da Vida 12, Porto Editora
 

sábado, 28 de setembro de 2013

Objectivo do Blog

Este blog foi criado a pedido da professora de Biologia, disciplina de 12ºano do curso de Ciências e Tecnologias. Como modo de aprofundarmos os nossos conhecimentos em inúmeras temáticas que fazem parte do programa da disciplina, as quais foram distribuídas pelos vários grupos que se formaram.
Ao nosso grupo calhou-nos o tema "Infertilidade Masculina" sobre o qual iremos publicar ao longo dos próximos dias até ao dia 12 de Outubro.
Pretendemos aprender muito à cerca deste tema bem como aprender também a gerir um blog, sem esquecer que iremos tentar ao máximo selecionar apenas informação viável pois como sabemos hoje em dia a Internet pode ser muito útil no conhecimento como dar-nos respostas erradas.
E também queremos ser úteis a todos os que procurarem este género de informação.
Pedimos ainda que deixem o vosso contributo seja ele qual for, negativo ou positivo porque só assim podemos evoluir e transformar este blog em algo cada vez melhor! 
Obrigada pela vossa atenção, caros blogueiros.
Uma boa tarde!