Varicocele é quando as veias que percorrem a estrutura responsável por suspender os testículos encontram-se dilatadas. Também é definida como a formação de varizes nas veias da região escrotal. Há prejuízo do fluxo sanguíneo local, consequentemente, da troca de nutrientes, resultando no acúmulo de substâncias tóxicas e aumento de temperatura local. Esses fatores podem provocar alterações na temperatura na região testicular, na quantidade do sêmen e na qualidade dos espermatozoides.
Os varicoceles atingem cerca de 15% dos homens da população geral, cerca de 40% dos homens inférteis e 70% dos homens com infertilidade secundária (doentes que já tiveram filhos mas não conseguem obter mais).
Os sintomas da varicocele podem incluir:
-Dor no testículo;
-Sensação de peso no(s) testículo(s);
-Infertilidade
Diminuição (atrofia) do(s) testículo(s);
-
Veia aumentada visível ou palpável (capaz de ser sentida).
A varicocele geralmente não causa danos e não requer tratamento. Se for necessária uma cirurgia devido à infertilidade ou atrofia testicular, a aparência final geralmente é excelente. A remoção da varicocele pode fazer com que as temperaturas testiculares fiquem normais e que haja uma produção aumentada de espermatozoides.
O tratamento da varicocele é cirúrgico. Na cirurgia "fecham-se" as veias do plexo venoso testicular, curando a varicocele. No entanto, esta cirurgia pode ter como complicação em 15% dos casos a chamada Hidrocele, doença em que se acumula água no escroto, e dependendo do tamanho será tratada por esclerose ou cirurgia.
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário